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Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

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Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - E-Consumidor

 

Desde a criação da World Wide Web o método de compras mudou rapidamente, bem como o comportamento do E-Consumidor (consumidor que satisfaz as suas necessidades recorrendo ás compras via online), o estudo deste novo comportamento está a ganhar uma enorme importância devido à proliferação a nível da Aldeia Global das compras online, que aumentam de ano para ano.

Segundo o organismo Anacom o “ mercado da Internet é muito mais do que uma moda passageira”. Daí que a mesma fonte realce que “nos próximos 5 anos, a indústria do comércio electrónico continuará a crescer em larga escala, (…). Um crescimento apoiado em soluções mais sofisticadas e na evolução da Internet, que vai acabar por entrar no quotidiano de um número cada vez maior de pessoas”. As compras online “não são uma moda passageira”.

A questão que se apresenta é: “why people e-shop?”. Porque razão as pessoas compram online e começam a adoptar mais por este serviço e não pelo serviço de compras tradicional (resposta óbvia, somos preguiçosos).

Um dos factores que se apresentam para esta razão é os variados componentes de imagem no comércio electrónico: a imagem é um conceito usado pelos consumidores que através dela avaliam e categorizam a mesma de uma forma que nos levará a guiar as nossas acções, compramos mais rápido um produto do qual temos uma boa imagem do que um onde a percepção da sua imagem seja má (básico).

As interacções sociais são um grande motivador e influenciador para as compras online e para as compras tradicionais, as experiências sociais, interesses em comum com outros, a convivência, o status, os líderes de opinião entre outros factores afectam a forma de como compramos.

No contexto de compras online a experiência dos consumidores derivarão sempre da interacção que estes terão com a plataforma online. Esta interacção entre consumidor e plataforma irá depender muito do impacto visual da plataforma, do design e da maneira como se acessa à mesma. Tudo isto causará um impacto negativo/positivo no processo de compra.

Sendo a internet uma fonte de mercado tão vasto e com um crescimento brutal de dia para dia, poderemos verificar na análise S.W.O.T. abaixo as vantagens e desvantagens desta nova “moda” de compra:

Forças

Possibilidade de atingir um mercado à escala global

Desenvolver serviços focados nos consumidores finais

Aumento da produtividade/competitividade/qualidade

Serviços permanentemente operacionais (from anywhere, at anytime)

Aligeirar cadeias de distribuição

Aumentar a competitividade face à concorrência

Produtos inovadores e diferenciados

Variedade de Produtos

Fraquezas

Dependência das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)

Infra-estruturas de comunicação deficientes ou mal dimensionadas em alguns países

Elevado custo das telecomunicações

Excesso de empresas do mesmo ramo

Oportunidades

O número de utilizadores da Internet e do comércio electrónico tem vindo a aumentar.

O comércio electrónico é visto como o futuro do sector terciário.

Nova alternativa no processo de compra e venda.

Apoio a inovação pelo Estado

Aumento de investimento nas TICs

Ameaças

Quadro legislativo insuficiente

Cultura de mercado avessa às formas electrónicas de comércio

Crise Económica

População Envelhecida

Facilidade de entrada de empresas novas no mercado online

Além dos factores anteriormente mostrados podemos apontar outros factores e motivos de compra online tais como:

  • Sociais (já explanados anteriormente)
  • Entretenimento
  • Prático/útil
  • Fácil acesso
  • Conveniente
  • Navegação
  • Conhecimento e habilitação para fazer a compra
  • Entre muitos outros

 

Tendo em conta a análise SWOT pode-se afirmar que estamos em plena revolução digital, o que levará a este fenómeno de e-consumo e do comportamento dos E-Consumidores a ter que ser estudado de forma contínua pois estamos perante um fenómeno que muda constantemente de dia para dia.