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Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Gestão Expectativas

Muitos dos problemas que me surgem no dia-a-dia estão, de alguma forma, relacionados com as expectativas que se criam em relação aos outros e/ou situações e a posterior desilusão: aquela pessoa não teve a atitude que esperávamos dela, aquela situação não correu como tínhamos planeado, aquilo que ambicionámos para a nossa vida profissional não aconteceu… Se sabemos que criar expectativas faz parte da natureza humana, é importante questionar-nos se, de facto, estamos ou não a colocar as nossas expectativas à frente da compreensão que temos da realidade.

Uma empresa quando quer internacionalizar-se procura no mercado externo potenciais clientes, agenda reuniões e vai para a mesmas com o pensamento que vai abrir portas nesse mercado e com o contacto com os players desse mercado começa a ter noção de como o mercado opera, certo? ERRADO!

Muitas das empresas que “vão lá fora” para mercados onde nunca operaram, pensam que irão encontrar a solução para todos os seus problemas e que basta ir a um determinado país, ter meia dúzia de reunião e irão regressar do mesmo com um monte de notas de encomendas, nada mais, nada menos do que estar longe da realidade, pois a probabilidade disto acontecer é muito, muito remota.

Uma pessoa vai a um país conhecer a realidade do mesmo, trocar informações com os possíveis clientes e quando regressa o seu trabalho não termina, pois continua a parte do follow up, continuar a falar com as pessoas que se reuniu e desta forma num futuro conseguir uma encomenda, isto é transversal a qualquer mercado e qualquer empresa.

Basicamente o que digo é que eu quando viajo na Ryanair, sei que vou levar com o tipo a me vender comida 2 vezes; sei que vou levar com o tipo a me vender perfumes 1 vez e sei que vou levar com o tipo a me vender raspadinhas 1 vez. A minha expectativa dado ter pago um voo barato é que o avião levanta voo e aterre.

Quando viajamos com uma Lufthansa para o mesmo destino que viajaríamos com a Ryanair, a nossa expectativa é maior, pois a companhia “é melhor”, o preço é mais caro, e no final levamos com umas sandes de sei lá o quê, ou um bolo manhoso, mais um copo de sumo e esquecemos a nossa expectativa fundamental que é levantar e aterrar, chegamos ao fim e dizemos, paguei tanto para isto?

Uma pessoa quando faz uma viagem de prospeção, é para isso mesmo, para conhecer o mercado e fazer a caminhada longa step by step, e não pensar como muitos pensam que é: “Veni Vidi Vici” pois se tiverem esta fórmula é partilhar aqui com o Je.

4 comentários

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    Narciso Santos 20.04.2017

    Sim o Norte nunca falha nas expectativas... Estou no centro quase a 3 meses e não estou a gostar muito. E ando sem muita vontade de escrever. Espero apanhar o ritmo de voltar aos vossos blogs e aqui. Mas a vontade é tão pouca. Kiss
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    Maria Mocha 20.04.2017

    Compreendo-te. Também tenho andado desmotivada para isto e outras coisas mais. Mas o Norte fez-me bem.
    Vai tudo melhorar, vais ver.
    Olha que não percebi a cena da versão 2.0 do post. Sou naba nessas coisas, remember???
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    Narciso Santos 20.04.2017

    No teu ultimo post falas de expectativas também. O meu hoje também fala. Daí dizer que é a parte 2 das expectativas. Capice?
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