Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - (In) Sucesso Vinhos Portugal

feira Varsóvia.jpg

 (Hall 1 Feira de Varsóvia)

Depois de muitos atropelos e andar a mandar bitaites sobre o tema em epígrafe, eis que resolvo escrever algo sobre o assunto. Sou um acérrimo defensor do vinho português, e acho que temos os melhores vinhos do mundo, pois além de terem um sabor fantástico, não têm o nome apaneleirado dos vinhos franceses (merlot,sauvignon, etc...).

Temos vinhos com "nome macho" temos vinhos com castas de sabor fantástico mas temos também um grande problema, não conseguimos competir com os demais países... Sim comigo à sempre um mas...

Então como é possível com um produto fantástico não termos sucesso como os demais com a mijoca vinagre que vendem? Resposta óbvia, temos uma mente pequeninha e pensamos pequeninho também, pois vamos para a guerra sozinhos, sem as mesmas armas que os demais...

Os demais levam em conta a regra "unidos somos mais fortes" por isso vendem a marca país, Vinhos do Chile, Vinhos de Itália, TODOS JUNTOS... Mas nós que somos os "maiores" que fazemos, olhamos para o vizinho do lado e vemo-lo como nosso concorrente, aliás vemos fantasmas onde eles não existem... ou andamos a prestar demasiada atenção à música dos Def Leppard "When divided we stand baby, united we fall" (todas as menções a Def Leppard é sempre digna de uns bons 2 likes)... Pois meus amigos, Divide you fall!

Está na hora de começarem a criarem consórcios, clusters e começarem a combater os verdadeiros concorrentes com as mesmas armas, e os mesmos batalhões...

Olhem para a imagem acima, temos na próxima feira de Varsóvia 100 expositores Italianos que ocupam nada mais nada menos que metade do Pavilhão 1 e TODOS JUNTOS. E que fazemos nós Portugueses? Vamos 12 produtores, sozinhos e somos espalhados cada um com o seu estaminé por 3 pavilhões...

Eu vem gostava de viajar e chegar a um qualquer restaurante ou hotel e olhar para a lista de vinhos e poder escolher um vinho português, e não ter que levar com um vinho apaneleirado, ou uma mijoca que se bebe quente (sim até os Alemães nos começam a ultrapassar com o mijo vinho deles...) Ou sempre me posso dirigir à China Town mais próxima para emborcar um Mateus Rosé!

Está na hora de se unirem e criarem uma marca, uma identidade, VINHOS DE PORTUGAL! E assim a luta será mais leal e justa com algumas hipóteses de vitória.

Meus Caros não levem á letra a música dos Gadelhudos Loiros: "When divided we stand baby, united we fall" pois divide you will fall!

P.S. Se algum produtor de vinhos por erro cair aqui neste post e concordar com o disparate que escrevi aqui, podem enviar-me uma caixa de vinho pelos 5 minutos perdidos a escrever isto (tinto de preferência)!

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.03.2017 14:09

    Olá Cecília, eu sempre afirmei isso em dezenas de feiras que fui e participei e nesta uma vez mais, e para tornar a coisa mais visível fui buscar o mapa da feira e é gritante o espaço dos Italianos em relação aos demais que serão ofuscados... Mas continuámos cá na senda do "orgulhosamente sós"...
  • Imagem de perfil

    Cecília 21.03.2017 14:11

    o pior deste país nem é não saberem, é SABENDO não quererem alterar as coisas só porque sim!

    os burros somos nós que levamos isto tudo às costas à espera que alminhas se encham de luz ( não de mais moscas).

    porca miséria!
  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.03.2017 14:34

    Imagina ir a uma feira destas e saberes que vais ser completamente ofuscada pelos demais... E continuámos a ir contra a parede e não aprender, pois a preocupação é o "vizinho"...
  • Imagem de perfil

    Cecília 21.03.2017 14:36

    a preocupação é aparecer para justificar uns 2020 e ver ( copiar se possível) o vizinho porque o trending é giro.
  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.03.2017 15:05

    Mas os 2020 pressupõe sempre um investimento de 55% e os outros 45% são financiados... 55% não deixa de ser dinheiro, mas para quem vai passar férias, desculpa ás feiras, sempre pouca 45% do valor...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.