Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Black Friday or “Black Treta”

Estamos em época natalícia, época de fraternidade, época de amor ao próximo, época de puro consumismo e de estourar com o Cartão de Crédito. Este conceito vem dos States, sim este país “the promise land” onde actores de cinema podem virar Senadores, onde magnatas podem virar Presidentes, onde tudo de mais estranho pode acontecer, onde nasceu o capitalismo puro e duro, logo não me admira que de lá viesse também esta moda…

Pego no carro na sexta, dou um salto ao Marshopping para fazer uma primeira colecta de dados para lá regressar no Domingo para fazer as compras. Na sexta chego ao Shopping, vejo em todas as lojas as alusivas campanhas de descontos com o “black friday” estampado em todo o lado, quase tudo a fazer descontos de 50%…

No fim de almoçar a minha primeira análise aos descontos foram: “ei, isto não é bem como falam”. Não vi grandes descontos e verifiquei que os preços também tinham mudado, ou seja, os descontos que existiam eram sobre preços inflacionados…

Saio do Shopping meio desiludido, e prometo la regressar no domingo para fazer as ditas compras, pois o Black Friday, é extensivo ao Black Saturday and Sunday.

Nesta altura e na semana anterior ao Black Treta, acho que recebia por dia uns 10 emails, de lojas que nunca vi na vida, de empresas que nunca ouvi falar, e pergunto, onde diabo esta gente arranjou o meu email para receber tanto mailling list?

As campanhas de marketing na TV nos emails são tão poderosas e tentadoras que quase nos obrigam a dar um pulo ao shopping, nem que seja para depois sairmos de lá frustrados.

Chega a minha “sina” de domingo e ao final do almoço, benzo-me, rezo e lá me faço à estrada em direcção ao shopping uma vez mais, esperando que fosse a última. Chego ao shopping e tenho logo o meu primeiro banho de realidade, fila de carros para entrar no estacionamento interminável, e penso logo em cortar os pulsos.

Entro directamente em 4 “lojas” para comprar 2 tablets e em 2 das lojas já se encontrava o mesmo esgotado, em outra para “darem o desconto” aumentarem o preço base do tablet, que basicamente ficava ao mesmo preço sendo Black, Yellow ou Pink Friday.

Estranhamente para mim acabo por comprar os tablets no sitio que menos pensava em os adquirir, no Jumbo, pois de facto estamos a falar num valor mais barato 55€ ao seu valor “normal”.

Basicamente a nível de compras não foi grande coisa ir ao shopping, mas o que sempre contacto e constatei nesta nova ida, é que a maior parte da classe masculina detesta ir a shoppings, a maior parte da classe masculina detesta entrar em lojas, pois eu como um deles ficava sempre a porta das mesmas, e olhava para o lado e via muitos como eu com o olhar de “please shoot me down”…

Não seria de todo proveitoso, falo em meu nome colocar num shopping uma zona, tipo pub? Com uns bilhares, com uns matraquilhos, com umas cervejas, etc? Quando temos crianças vamos ao shopping e deixamos as mesmas numa “playground” o mesmo se poderia aplicar a mim, ir ao shopping e deixarem-me numa pub desta dimensão, juntamente com outros como eu, apenas uma ideia…

Finalizando, neste momento passo os olhos no facebook, e em outras redes sociais e já temos os “black tudo”:

  • Black Mondays
  • Black Weekends
  • Black IT
  • Black ETC...

P.S. Estranhamente o espírito natalício o qual transmiti no inicio do texto, desaparece quando temos um artigo para venda e temos 5 pessoas a disputar o mesmo, aí toda a essencia do Ser Humano "vem ao de cima"...

NS

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 28.11.2016 14:49

    Ola Ana, ou não se escolhe, pois não à escolhas boas...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.