Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - “Deixa lá, é só uma vez por ano”

E “Prontes” eis que termina finalmente o Natal, chegado ao fim o dia dos reis… Muitos devem ter passado o fim de semana a desmontar a árvores de Natal e todas as lantejoulas de Natal adjacentes. Colocar tudo dentro de caixas e sacos e deixar ganhar pó e teias de aranha até final do ano, e pensamos, acabou, o consumismo acabou, as prendas, o dinheiro gasto, está na hora de poupar, mas eis que…. Ta Ta Na Na…

Não acabou nada. Aliás tudo começou… Ora vamos lá vislumbrar o ano que temos pela frente.

As grandes superfícies começam a guardar os chocolates das prateleiras, para colocar lá novos chocolates em forma de coração, pois daqui a um mês temos o Dia de S. Valentim (dia dos namorados), mais uma “importadela” de consumismo dos States…

Por isso as empresas já apontas novas publicidades e novas formas de apelar “ao vosso” coração enamorado, ou seja, lá virão as montras com corações vermelhos, com as frases “I love you” mesmo eu achando “Eu amo-te mais bonito de se dizer e ouvir…” Os chocolates em forma de coração, as flores, os peluches, os perfumes, etc…

Isto não terminou. Isto é a saga continua, tipo Star Wars que já vai no episódio 7, mais o Rogue One (8 no total) e irá continuar enquanto facturar, e eis que passado 1 mês do “É só uma vez por ano” dia 14 de Fevereiro virá uma outra vez: “É só uma vez por ano”, e lá os restaurantes se não reservamos mesa neste momento, nessa altura será impossível arranjar um espaço para jantar com a cara metade, acho que nem no Mac…

E passa o Dia dos Namorados e, UFA… Terminou, mas eis que ….

Carnaval, ai e tal é só uma vez, e “ninguém leva a mal” e lá se gasta mais uns trocos em novas fantasias ( no eu caso só preciso dos elásticos para colocar, pois a máscara zombie já cá está) terei que comprar para a pequenada, “tema as profissões”…

E Ufa terminou o Carnaval, acabou finalmente… E no dia seguinte lá temos que deixar ás sextas de poder comer carne (para quem acredita nisto) e dá-nos logo o vislumbre que se aproxima a Páscoa, e lá pensamos, pelo menos eu penso, ora bem, 3 afilhados (Ovo kinder dos grandes, mais uma roupinha x 3) mais a roupinha x 2 para o G. e para o L….

Pensamos estamos em finais de Abril e a conta que deveria ter aumentado, não teima de sair do ZERO. Os “é só uma vez por ano” parece macho e fêmea e fazem filhotes e achamos que temos um descanso pois somente gastaremos novamente nas férias de verão…

Chega as férias de verão e lá procuramos um refúgio por uma semana para recarregar baterias e lá se vai o subsídio de férias que deveria ir para a conta a prazo, mas que afinal, é só uma vez no ano, foi para pagar o hotel…

Térmito o Verão o que sucede? Começamos logo a dizer o Natal está já aí no virar da esquina, e eis que chega ao Natal e fim do Ano, olhamos para a conta bancária e: Surprise… Foi-se tudo, então e aquele dinheiro que estávamos a poupar, gastamos…

Se além destas épocas que “saltam” aos olhos contarmos que temos um número considerável de pontes, temos aniversários, temos casamentos, funerais, uns jantares com malta que não vemos há séculos, festas dos santos, dia da Mulher, dia do Pai, dia da Mãe… Fazemos contas e dizemos.

Afinal não é uma vez por ano, mas sim somos bombardeados todos os dias para o consumismo.

Eu já estou a receber email com escapadinhas para a Disney para a páscoa, já tenho que pensar qual a fantasia a comprar para o L. e para o G.

As empresas estruturam toda a sua comunicação e campanha de marketing para tornar este ciclo “viciante” activo todo o ano, e parece que estamos presos a ele.

Eu bem quero poupar, mas a verdade é que só sei Gastar!

NS

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 10.01.2017 11:03

    Se este sistema entrar em colapso, o desemprego será ainda maior... Este ciclo virtuoso do consumismo tem que continuar, senão as empresas não sobrevivem.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.