Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Endomarketing

 

O sucesso de cada empresa começa no meu entender “de dentro para fora”, ou seja, primeiro “arrumamos a casa” dentro de portas para á posteriori começarmos a conquistar o mercado externo.

Como já expliquei anteriormente, uma empresa são as Pessoas que compõem a mesma, sem Pessoas não existe Empresa, desta forma à que colocar estas Pessoas no lugar certo e tirar delas o maior rendimento possível.

Estas Pessoas devem funcionar como uma equipa de futebol, não se coloca o guarda redes a ponta de lança e vice versa. Cada elemento da equipa tem que ser colocado no seu devido lugar e funcionar em Equipa. Se as Pessoas nas Organizações não funcionarem em equipa, se os elementos estiverem mal posicionados, a Empresa não funcionará.

É imperativo não esquecer que em primeiro lugar operasse sempre o “Endo” parte Interna da Empresa e seguidamente a parte Externa.

Infelizmente as empresas estão mais “robotizadas” e esquecem o factor “humano” que é tão ou mais importante que os seus Clientes e Fornecedores. Infelizmente nos dias que correm as empresas olham para “dentro de portas” e em vez de verem Pessoas, Vêm “as máquinas”, sendo estas facilmente descartáveis, algo que está ali a fazer o seu trabalho (e não faz mais do que a sua obrigação) e caso contrário, senão funcionar trocasse a máquina por outra.

As Empresas deveriam optar por uma estratégia de Endomarketing olhando para as Pessoas da sua Organização como Clientes, devendo as pessoas inerentes das empresas serem o motor de propagação dos produtos e marcas das Organizações.

As empresas devem aumentar o envolvimento e a interação dos seus colaboradores de forma a estes serem os primeiros a vender a imagem da empresa, os produtos da empresa, a marca da empresa. Basicamente tornar a Equipa nos Embaixadores da Empresa junto do Mercado Externo.

O Endomarketing deve concentrar-se nas Pessoas e desenvolver junto destas um sentido de Equipa, um sentido de Orgulho de pertencer à organização.

Este orgulho transforma-se em Fidelidade à Equipa e à Organização sendo otimizado por pessoas  bem informadas da situação e desempenho da Organização.

Muitas Organizações adoptam sistemas de recompensas como presentes, viagens, aumentos de salário, e em troca a empresa obtém mais empenho de todos, “obrigando” estes a vestir e a sentir  o peso da camisola das Organizações.

Sejam quais forem os métodos que as empresas escolhem, Endomarketing é uma oportunidade para melhorar a Cultura e a Comunicação da Equipa. Quando temos uma equipa mais feliz e mais coesa, isto consegue-se verificar de "dentro para fora", quer pelo aumento no número de  vendas e consequentemente no aumento de Clientes.

Temos que nos certificar não só no que está a acontecer com a Equipa na sua relação com o Cliente, mas com a Equipa como um TODO!

Se a Equipa não Acredita; se a Equipa não aja como Um Todo; se a Equipa não funciona… Como poderá a empresa funcionar junto dos seus Clientes?

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.