Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Família

Quando olhamos para a nossa família, amigos e comunidade onde estamos inseridos, no meu caso nas Caxinas, será que podemos aplicar conceitos de Marketing à nossa família real?

Pretendo com este post mostrar que o Marketing pode ser aplicado à filosofia de gestão familiar, ou não… Ora aqui vai!

O modelo familiar está a sofrer drásticas e profundas alterações, fruto das inúmeras mudanças paradigmáticas das últimas décadas, assim como o Marketing e no Mercado.

Entre muitos factores, temos os incríveis avanços tecnológicos, as alterações climáticas e ambientais, o êxodo rural e consequente urbanização, a crescente influência dos meios de comunicação e as novas tecnologias da comunicação, as crises económico-financeiras, a globalização, a internet, logo o Marketing e a Família tem que estar conscientes com o que se passa no Mercado.

Por exemplo o número de divórcios têm vindo a aumentar de ano para ano, provavelmente devido ao pedido por um dos cônjuges da password do facebook, aqui pode-se aplicar o Marketing nas Redes Sociais como factor intrínseco ligado ao divórcio e a perda dos valores familiares :)

Tais alterações no âmbito familiar e social, levaram o marketing, uma vez mais, a ter de se adaptar e acompanhar a evolução da sociedade, evolução do Marketing = Evolução da Família = Inovação; mudança do paradigma de Mercado.

Uma vez que há a necessidade de regressar aos valores tradicionais de família para combater o declínio moral, ou seja, é preciso promover uma mudança na família, na sociedade. Logo, o marketing tem tudo para ajudar a família a ter sucesso nessa cruzada, pois o marketing constitui uma das ferramentas mais poderosas para promover mudanças de comportamentos, atitudes e práticas, aqui aplica-se o conceito do Marketing Criar Necessidades, ou melhor criar Valor para o Cliente / Criar valor para a família.

Quando pensamos em Marketing pensamos logo em Mercado e em Clientes. Onde podemos enquadrar o cliente alvo nas famílias? Sem dúvidas que para mim devem ser o filhos. Publico-Alvo das famílias: Filhos. Por isso é que movemos “mundos e fundos” pelos nossos filhos. Cabe ao Marketing Educar o Mercado; cabe as famílias Educar os Filhos.

No Marketing temos as prestação de serviços, nas famílias também o temos: Prestadores de Serviços: os Pais, pois cabem a estes que mais interagem com os Filhos; são A Grande influência no futuro dos filhos, bem como os professores, amigos e sociedade onde estão inseridos, aqui pode-se aplicar o Marketing Externo e Marketing Interno ás famílias.

Quais serviços prestados? Educar, Amar, Mimar, Preparar, etc…

Plano e Planeamento Estratégico no Marketing das famílias, tal como nas empresas aqui também se pode aplicar, pois as famílias têm que planear o seu futuro principalmente o futuro dos seus filhos, desta forma é imperativo um planeamento estratégico familiar.

Uma das análises que se faz nas empresas é o estudo do Meio Envolvente, mas Famílias teremos que o fazer de igual forma, antigamente “éramos criados na rua”, nos dias de hoje, isto é impossível. Desta forma temos que identificar tudo o que afecta positiva e negativamente e traçar planos de ação para combater o que tem impacto negativo e solidificar os alicerces dos impactos positivos.

Poderemos também aplicar uma análise S.W.O.T ás famílias explorando os seus pontos fortes e fracos bem como as ameaças e as suas oportunidades. Ao percebermos os pontos fortes e fracos numa família podemos preparar esta de melhor forma possível para encarar o Mercado / Sociedade. Tal reflexão deve ser o mais sincera possível para poder refletir resultados inteiramente adequados.

Este texto já vai longo e já se torna tarde, desta forma remato o mesmo.

Nas empresas basta verificamos os sites e as redes sociais das mesmas e encontramos quase sempre:

Visão:

Numa família também devemos adoptar uma “visão” para a mesma, a família tem que ter uma visão do que pretende fazer, do que pretende aspirar no futuro.

Missão:

A missão nas empresas é o “papel que esta tem a desempenhar no Mercado”. A visão lembra a família aquilo que ela quer ser, e a missão dá-lhes o motivo, a razão pela qual o vão fazer.

Valor:

Os valores numa organização são os padrões por qual esta se orienta, com ou sem ética (assunto já discutido anteriormente). Os valores num seio familiar também estão intrínsecos na mesma.

Portanto, os pais, os professores, tal como uma organização, devem perguntar-se sobre o tipo de valores estão a passar aos filhos. Pois são estes que irão moldar o futuro deles e pelos quais irão reger a sua vida.

O Marketing quer Criar valor para o Mercado. A família quer criar valor e ter neste Mundo / Mercado um melhor lugar para Viver!

Thats It!?…

N.S.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.