Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Gestão Expectativas

Muitos dos problemas que me surgem no dia-a-dia estão, de alguma forma, relacionados com as expectativas que se criam em relação aos outros e/ou situações e a posterior desilusão: aquela pessoa não teve a atitude que esperávamos dela, aquela situação não correu como tínhamos planeado, aquilo que ambicionámos para a nossa vida profissional não aconteceu… Se sabemos que criar expectativas faz parte da natureza humana, é importante questionar-nos se, de facto, estamos ou não a colocar as nossas expectativas à frente da compreensão que temos da realidade.

Uma empresa quando quer internacionalizar-se procura no mercado externo potenciais clientes, agenda reuniões e vai para a mesmas com o pensamento que vai abrir portas nesse mercado e com o contacto com os players desse mercado começa a ter noção de como o mercado opera, certo? ERRADO!

Muitas das empresas que “vão lá fora” para mercados onde nunca operaram, pensam que irão encontrar a solução para todos os seus problemas e que basta ir a um determinado país, ter meia dúzia de reunião e irão regressar do mesmo com um monte de notas de encomendas, nada mais, nada menos do que estar longe da realidade, pois a probabilidade disto acontecer é muito, muito remota.

Uma pessoa vai a um país conhecer a realidade do mesmo, trocar informações com os possíveis clientes e quando regressa o seu trabalho não termina, pois continua a parte do follow up, continuar a falar com as pessoas que se reuniu e desta forma num futuro conseguir uma encomenda, isto é transversal a qualquer mercado e qualquer empresa.

Basicamente o que digo é que eu quando viajo na Ryanair, sei que vou levar com o tipo a me vender comida 2 vezes; sei que vou levar com o tipo a me vender perfumes 1 vez e sei que vou levar com o tipo a me vender raspadinhas 1 vez. A minha expectativa dado ter pago um voo barato é que o avião levanta voo e aterre.

Quando viajamos com uma Lufthansa para o mesmo destino que viajaríamos com a Ryanair, a nossa expectativa é maior, pois a companhia “é melhor”, o preço é mais caro, e no final levamos com umas sandes de sei lá o quê, ou um bolo manhoso, mais um copo de sumo e esquecemos a nossa expectativa fundamental que é levantar e aterrar, chegamos ao fim e dizemos, paguei tanto para isto?

Uma pessoa quando faz uma viagem de prospeção, é para isso mesmo, para conhecer o mercado e fazer a caminhada longa step by step, e não pensar como muitos pensam que é: “Veni Vidi Vici” pois se tiverem esta fórmula é partilhar aqui com o Je.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.04.2017 11:01

    Gostei do teu comente que deveria dar lugar a um DIGNÍSSIMO post.
    Sima minha expectativa seja em que voo for, é que o avião levante e aterre, o resto em 3h de voo é treta. Quanto ao "cultivo" nem me quero alargar com o que tenho vivido ultimamente...
  • Imagem de perfil

    Cecília 21.04.2017 11:04

    imagino. um batatal enorme

    força que vem aí o fds
  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.04.2017 14:04

    O fim de semana é bem vindo. Viajo é segunda com 5 "empresários" com a visão do nao semear para colher...
  • Imagem de perfil

    Cecília 21.04.2017 14:08

    primeiro o fim de semana.. .depois o... empreendedorismo à la tuga
  • Imagem de perfil

    Narciso Santos 21.04.2017 15:07

    Boa ideia. Kiss
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.