Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Inovação

 

O contexto económico no qual era possível pensar na oferta ilimitada de produtos e serviços massificados deixou de ser uma realidade e deram lugar a um novo cenário de desenvolvimento. A concorrência exasperada em todos os diversos sectores promoveu um desequilíbrio nos mercados, que desta forma, viram-se incentivados na procura intensa por mudanças que levassem a desempenhos melhores.

Para assegurar uma posição de liderança ou de mera sobrevivência no mercado, as empresas hoje e no futuro terão que assegurar uma actividade elevada de inovação, através da qual novos produtos e novos processos sejam criados a um ritmo que permita mantê-las à frente da sua concorrência.

Desta forma a inovação pode ser entendida como algo de novo para uma organização; produtos ou mercados. A palavra inovar, do latim, significa “tornar novo”, “renovar”, enquanto inovação traduz-se pelo acto de inovar. Desta forma, a amplitude do termo remete a tentar uma definição mais específica.

A inovação é uma actividade de risco! Sempre há possibilidades de insucesso, pois a empresa está a trabalhar com “novidades”, ou seja, métodos ainda desconhecidos e incertos para o negócio e para o mercado. Inúmeras dúvidas surgem quando algo é alvo de inovação: será que o consumidor aceitará a nova versão do produto, mesmo sendo uma adaptação das sugestões dadas pelo próprio cliente? E o que acontecerá se houver um atraso no desenvolvimento do novo design exigido pelo mercado? Quais os riscos financeiros afectos a esta inovação? O risco de insucesso e não-aceitação dos clientes? Risco de perda de quota de mercado? O risco dentro da própria empresa aceitar esta inovação / mudança?

É de notar que de facto a inovação é um factor chave em qualquer organização, desta forma a mesma não pode ser descurada pois poderá em princípio levar a organização a “altos voos”.

De outra forma também é necessário saber que tipos de inovação pretendem e devemos implementar numa organização e saber se os seus elementos tangíveis e intangíveis estão prontos para acarretar com esta mudança.

Finalizando um reparo importante: O modelo de negócio, o nível de inovação numa empresa, e o sucesso da mesma, pode não ser o adequado para a Sua organização, pois a chave de sucesso de uma empresa não significa que também será a chave de sucesso para a Sua empresa. "One man´s nightmare, it's another man´s dream"

 

Afinal o que é inovar?

 

  Inovar? Inovar é trazer algo de novo, quebrar com o saber rotineiro do dia-a-dia, atirar a pedra para bem longe... para um sítio onde outras ainda não conseguiram pousar. Inovar não é fácil! Requer espírito de iniciativa, empreendedorismo e uma dose q.b. de loucura! Eu inovo todos os dias?! Se inovo todos os dias? Não. Mas inovo sempre que acordo e não sei que rumo tomar? Inovo pois tomo iniciativa de gerir o dia consoante a minha própria vontade, não desprezando (lamentavelmente) as condicionantes da sociedade que lança produtos, marcas, e uma panóplia de normas e mais não sei o quê...Inovar é tanto trocar a marca de shampô habitual pela tendência actual de mercado (reflexo de modelos com corpos de sonho que tentam atrair olhares para cabelos religiosamente tratados). Inovar é dizer que não a algo e lançar o sim para algo ou alguém. As inovações não pressupõem originalidade, não buscam necessariamente patentes e reconhecimento de mérito. INOVEM como eu...mudem, alterem! Em suma, VIVAM, porque o que é inovação para uns, poderá apresentar-se como banal e rotineiro para outros. A inovação é acima de tudo acção. Estudos de mercado vão e vêm... catalogando representações do todo e não da parte. Daí que seja tão difícil averiguar o que falta...o que será necessário criar... a criação poderá apresentar-se como "nova" mas nem sempre será inovadora. Não procurem inovar, INOVEM!

N.Santos

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.