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Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

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Marketing – O Turismo de Guerra

 

 

Ora uma boa segunda feira e um bom resto de semana, como se sair da cama e ter que aguentar 5 dias de trabalho seja bom…

Hoje trago o tema de pessoas com excesso de adrenalina, ou doidas, ou parvas, ou qualquer coisa… Pois não falo daqueles que vão para cima de molhes sacar uma selfie com ondas de 10 metros, ou aquelas que vão adorar o Iemanjá para o meio da praia, contra todas as indicações de guarda civil, IPMA, etc…

É mesmo o que o título indica, turismo de guerra, certos países que estão em guerra promovem ações de viagem com estadias para estes locais de onde todo o mundo quer fugir e outros querem assistir á desgraça, velha máxima do: “One Men nightmare is another Men Dream”.

Neste momento este tipo de turismo está com tendência de rebaixas nos seus preços, pois manda sempre a regra da oferta e da procura. Como a oferta está cada vez maior, cada vez mais países em conflito, os preços tendem a descer, regra básica da economia.

Estes turistas “não procuram” explorar as pessoas que vivem nestas condições nem tão pouco se aproveitar das mesmas mas sim: “Gosto de ver as pessoas tentando viver normalmente, apesar de tudo que acontece ao seu redor” Pois… Andar a levar com bombas em cima, desviar-se de balázios de facto é uma forma de vida “normal”…

Esta empresa por exemplo é uma das que organiza este tipo de “safaris”; http://www.untamedborders.com/; dizem que se recusam a levar os seus clientes para zonas de conflito, mas olhando no site e vendo os destinos que eles oferecem… Afeganistão, Etiópia, Somália, etc… Sim de facto são destinos paradisíacos, provavelmente outrora foram, espero que o voltem a ser, mas neste momento, acho que “não é bem assim como dizem” mas isto sou eu com a “mandar ao de cima a minha veia da desconfiança”.

O britânico Andrew faz selfie com soldados em Mogadíscio, Somália - vontade de ver de perto.jpg

Nada como ir á Somália e sacar uma selfie com soldados em Mogadíscio tem o lema: “vontade de ver de perto”…

Outra coisa estranha é que nem existem grandes estância de ski na Europa nem nada, para quê ir para os Alpes, e ter grandes pistas para esta prática, ter um excelente hotel 5 Estrelas à espera, quando posso ir para o Afeganistão praticar esta modalidade, com um cenário excelente, com as imagens de Budas de Bamyian cravadas de tiros, que era Património da Humanidade, mas que os talibã simplesmente destruíram…

Turista faz esqui diante dos budas de Bamyian.jpg

As reações variam entre “vim para ver como bombardeamos os árabes” a “quis entender como se sofre e se vive ao mesmo tempo”. Hoje, companhias israelenses e estrangeiras oferecem passeios aos territórios ocupados da Cisjordânia ou ao alto das Colinas de Golã, para ver um pedaço da Síria e seus confrontos.

O Ministério do Turismo da Síria publicou um vídeo promocional para atrair turistas para as praias deste país que vive em guerra desde 2011. Neste país só morreram cerca de 290 mil pessoas e milhões fogem… mas vale o slogan: "A Síria sempre bela"…

Sei que o Marketing aciona desejos latentes em nós, sei também que cria novas necessidades que nem pensávamos ter, neste caso vende a imagem que ir a locais que saem do convencional pode ser mais enriquecedor.

Pois aqui o Drº Narciso Santos tem uma ideia para estes “turistas”, porque não os colocamos ou na Turquia ou na Grécia com um “Bote” e remos e eles que façam o caminho inverso que milhões estão a fazer, assim têm uma experiência mais próxima do real possível. Porque também não recordar a WWII fazer uma visita a Auschwitz, nós mandamos "ligar os fornos" e têm uma experiência autêntica do que passaram os Judeus? Só algumas ideias, para quando eu criar a minha agência de viagens...

Mad World…

NS