Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Redes Sociais

 

Depois desta semana de loucura em torno do evento Web Summit que colocou Portugal / Lisboa no centro do mundo no que concerne ás novas tecnologias de informação, novas start ups em busca de investidores, governo a disponibilizar verbas, Etc. De facto um evento que juntou cerca de 50.000 pessoas, mas o cenário que acontece em Portugal em relação ao Marketing Digital é o seguinte.

Em Portugal cerca de 69% das empresas não usam qualquer ferramenta de marketing digital, por conseguinte, nenhum tipo de rede social no seu negócio, e para estas empresas ainda impera e reina o “marketing tradicional” e as suas metodologias “offline”.

Quando pesquiso o tema para a minha tese, em conversas com amigos, empresários, profissionais, de pequenas e médias empresas, chego à conclusão que eles ainda não perceberam a importância e o potencial que a Internet oferece ás suas Organizações, quer para venda on-line dos seus produtos, para reconhecimento da marca, gerar novos contactos, etc… e com tudo isto Gerar Valor para os seus Clientes.

Quando avaliamos as empresas que usam somente recursos do “marketing tradicional”, verificamos que este “Old School Marketing” é muito dispendioso e para as pequenas empresas não produz grande efeito pois acrescenta enormes custos, por exemplo as tais Organizações que colocam os vendedores “engravatados” a fazer vendas porta a porta, esquecendo o custo que isto acarreta: (salário + carro + portagens + gasóleo, etc).

As ferramentas do “new school marketing” onde podemos á distância de um clique, podemos perceber o comportamento dos nossos consumidores bem como para onde o Mercado está a caminhar, aumentando com isto as hipóteses de fazer a oferta certa, no momento certo, na hora certa, pois o mercado neste momento trabalha no “Just in Time” e se perdermos esta janela de oportunidade, podemos colocar o nosso futuro em “areias movediças”.

Este novo cenário das Novas Tecnologias de Informação são uma dura realidade e desempenham um papel fundamental no desenrolar da vida das Organizações e Pessoas isto se as ferramentas forem utilizadas de forma adequada.

Quem pensa que este novo paradigma de Marketing é somente uma moda passageira, está redondamente enganado, pois podemos verificar que existem grandes empresas com enorme sucesso somente operando no Mundo Virtual, sem ter espaço físico no Mundo Real e somente operando no “Mundo online”.

O Mundo está a mudar, ou melhor, o Mundo já mudou, e opera na era digital à muito tempo, desde o aparecimento e desaparecimento do HI5, do aparecimento em 2004 do Facebook, sim este pequeno site que começou como uma brincadeira de universitários e que neste momento vale o que vale.

Para termos uma ideia, se o Facebook fosse um país seria o país mais populoso do mundo, ultrapassando a população da China em questão de utilizadores, estima-se que 1,5 biliões de pessoas usam o Facebook.

Nos EUA o uso das redes sociais é normal, para se estudar o mercado, para se aumentar o reconhecimento da marca, para se criar negócios pela via on-line.

Um estudo que li á pouco pela Jobvite, onde entrevistaram 800 recrutadores revelou que 89% deles utilizam as redes sociais para recrutar pessoas, tipo o LinkedIn, Facebook e Twitter. Destes inquiridos 64% usam mais de 2 redes sociais para contratar pessoas e 65% deles dizem que tiveram grandes resultados neste tipo de recrutamento.

Podemos com este pequeno exemplo verificar que o Marketing Digital e especialmente as Redes Sociais, contribuem na escolha de candidatos para as empresas. Os EUA são os pioneiros no uso das Redes Sociais nas Organizações em relação aos restantes países do Mundo, mas esta tendência está a mudar…

Voltemos agora ao Mundo Real, onde as grandes empresas não deixam muito espaço para as pequenas e médias empresas, mas no Mundo Digital e usando as Redes Sociais, tudo isto muda de cenário. Pois o Mundo está mais conectado do que nunca, e isto abre novas oportunidades para todos, em todo o lado, encontrando-se novos clientes, mais inspiração, pois temos uma Organização “ligada / aberta” 24 horas por dia, 7 dias por semana… Tudo o que precisamos para alcançar o sucesso.

Em Suma:

  • O Marketing Digital e as Redes Sociais, não só servem para colocar selfies; fotos do almoço e do jantar, mas também para procurarmos novos parceiros de negócio, divulgar a marca, saber o que os nossos clientes estão a fazer e desta forma termos um “One to One” Marketing.
  • É mais barato usar o Método Digital na divulgação do que utilizar os meios tradicionais, basta verificar quanto custa um anúncio em horário nobre na TV e quanto custa um anuncio pago no Facebook por exemplo.
  • Se as empresas optarem por usar o Marketing Digital e as Redes Sociais, devem desenvolver um plano, pois não se deve ter uma página no Facebook, ou no Twitter, ou numa outra rede, só por ter. Pois deve-se alimentar o “mostro”, pois se assim não for corremos o risco das pessoas que nos seguem online, pensarem que a empresa ao não publicar nada; “algo de ruim se passa”. Se vai enveredar por uma política de Marketing Digital só porque Sim e vai Estar por Estar, mais vale não fazer nada.
  • Quem não está On-Line simplesmente “não existe”. É crucial estarmos presentes no Mundo Virtual.
  • Por fim não pensem que sou contra o “Old School Marketing” e a favor do “New School Marketing”. Acho que as empresas devem utilizar ambos os tipos de Marketing em sintonia, pois no final, ao fechar um negócio, nada substitui olhar o cliente “olhos - nos - olhos”, nada substitui o aperto de mão, nada substitui o dar a cara.

N.Santos

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.