Marketing - Saldos Versus Promoções
Ora muito bom dia, minha gente, hoje discutiremos um tema que aquece maioritariamente o Coração da classe feminina, pois implica compras, e que faz a maioria da classe masculina desesperar, sendo que a mim quando ouço tais palavras me leve a ter pensamentos de suicídio.
O tema de hoje solicitado leva-nos a duas simples palavras, Saldos e Promoções, numa primeira análise podemos dizer que são palavras sinónimas logo é a mesma coisa, certo? ERRADO, é basicamente a mesma coisa mas a palavra Saldos só pode ser usada num período máximo de 4 meses por ano, basicamente temos Saldos logo no início do ano e outra vez lá para Agosto. Promoções podemos usar todo o ano, aliás é isto que vemos em quase todas as montras, PROMOÇÕES o ano inteiro.
Basicamente ambas as palavras contém em si próprias a redução do preço original dos produtos. Basicamente é quando eu acho que os produtos são vendidos pelo valor que deveriam ser vendidos todo o ano.
Qual a razão para se praticar estas duas palavras? Simples, as empresas verem-se livres do seu stock, ou seja, vender a preço mais baixo aquilo que não conseguiram vender a preço exorbitante. Não é para ter pena das empresas pois acreditem que mesmo com descontos de 50% a 70% as empresas não perdem dinheiro.
Só um exemplo, um par de Jeans de uma marca conhecida, tem um preço de custo para a empresa de cerca de 7€, esse mesmo par de calças vai como inicio de coleção para a prateleira por uns meros 69,90€ (o chamado preço psicológico para não bater nos 70€ e colocar-nos a pensar nos 60€…), ora bem se a matemática não me falha, estamos aqui a falar de uma margem de 1000%.
Se baixarmos o mesmo par de calças para os 30€, teremos uma margem a rondar os 500%, nada mau para os dias de hoje. Tudo bem podem me dizer ai e tal, temos que pagar as rendas dos Shoppings que são astronómicas com contratos de fidelização de 5 anos; mais salários; mais agua; luz; equipamentos; etc…
Compreendo estes custos fixos e variáveis das empresas mas todas as outras empresas também o têm, e a sua maioria joga com margens abaixo dos 30% e mesmo assim Vivem…
Vamos parar um pouco para pensar. Quando se praticam descontos de 40%, 50% e 70% alguma coisa está errada? Ou a margem antes dos saldos era para explorar o cliente ou então há pouca verdade no preço líquido agora proposto. Nas duas formas o cliente está a ser muito mal informado… mas já lá chegarei com uma explicação, ou tentarei dar uma.
Mas voltando ao cerne da questão.
Quando entramos numa loja, vemos logo na primeira mesa á entrada os tais descontos de 70%, esta chamasse a mesa do “Chamariz”. Esta mesa quase nos obriga a entrar na loja. Depois desta mesa temos ao redor da mesma peças ao preço “normal”, sem qualquer tipo de Saldos e ou Promoções, para despontar uma compra impulsiva, pois normalmente nesta mesa não encontramos aquilo que realmente necessitamos e gostamos, O Marketing em redor dessa mesa funciona para despontar uma necessidade adormecida que nos leva a comprar uma coisa que nem estávamos a planear comprar.
Após esta mesa e os preços “normais” circundantes, temos os outros descontos no final da loja, e toda a estrutura da loja a funcionar “como um labirinto” para nos “obrigar” a percorrer a loja toda e todas a secções de forma a visualizarmos quase todos os seus produtos. Pelo menos era assim que eu fazia…
Quando vejo na montra de uma loja Promoções / Saldos primeiro desconfio sempre do material exposto. Não sei porquê mas “nascem” nas prateleiras equipamentos que já não estão actuais, ou pelo menos já deveriam ter saído de linha de venda há alguns meses ou anos, os denominados “monos”.
Depois reparo que o preço inicialmente anunciado, aquele que está rasurado para dar lugar ao preço de saldo, é muito mais alto que o praticado na linha de vendas (onde é que eu já escrevi isto). Por fim reparo que há uma ideia pré-concebida na cabeça das pessoas que os melhores preços são nas grandes superfícies.
Basicamente temos uma Black Friday todo o ano, com designações diferentes.
Depois procuramos a tal peça ou o produto que vem anunciado no catálogo que tanto queríamos e não o encontramos, e logo de seguida indagamos ao vendedor sobre o mesmo quase sempre a resposta é a mesma (acabou, esgotou) e para não virmos com o sentimento de desânimo total, la compramos outra coisa qualquer.
Os Saldos e Promoções não têm preços assim tão atractivos para levar milhares de pessoas a correrem para os shoppings, pois assenta numa base de produtos descontinuados.
O que se pretende nos Saldos e Promoções é criar na mente do Cliente um sentimento de satisfação que a sua caça ao produto pelo melhor preço foi concretizada. Na mente do cliente ele fez um negócio “da china” e esqueça que perdeu 1 dia inteiro num shopping, não contabilizou o combustível, as portagens, o desgaste do carro, a chatice de andar a correr de loja em loja, o tempo perdido em inúmeras filas para pagamento e afins. Sim estes são os meus maiores pesadelos quando penso que tenho que ir a um shopping.
Mas como lá diz o ditado “um dia tem que ser” e lá vou eu ao Shopping as ditas Promoções / Saldos com o telemóvel em riste ligado à internet para verificar preços e quando termino o dia, vejo que consigo na internet melhores preços sem ter que me chatear, basta comparar preços em sites tipo “KuantoKusta”…
No meu sofá consigo Saldos e Promoções todo o ano sem ter que me levantar, sem ter que esperar em filas, sem ter que andar de carro, sem gastar combustível, sem…
Convém sempre olhar para os preços no Mundo Online, pois aqui conseguimos balizar os preços dos produtos que procuramos e ter uma ideia de Preço,
Principalmente, porque no online muitos dos custos fixos e variáveis expostos acima simplesmente não existem o que permite obter preços mais competitivos, sem contar que o online funciona a qualquer hora em qualquer lugar…
Se forem á Caça de Saldos / Promoções ao menos preparem-se e estudem bem a lição antes de entrar no campo de batalha.
Quanto ao “on-line versus off-line” fica um tópico para outra discussão…
P.S. Daqui a 1 mês temos SALDOS! M#$%&…
NS