Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Marketing - Viral

A foto não se refere á progressão aritmética do filme Pay it Forward (quem não viu, aconselho a ver)…

Segundo a Digital Discovery; o Marketing Viral é uma poderosa forma de marketing, mais conhecida por” word of mouth” (heterodomésticos nada de piadas com isto) online. Esta ocorre quando são efectuados sucessivos reenvios de correio electrónico recebidos por amigos, colegas e familiares.

Ainda me lembro à uns anos atrás o “viral mailing” quando recebia um email de “correntes” a dizer que se o email não fosse reenviado a 10 contactos iriassse ter 7 anos de azar (agora percebo o meu azar, pois tudo que era corrente, morria no meu email).

O Marketing Viral nos dias que correm e com a disseminação das milhentas redes socais tornou-se um fenómeno exponencial de fotos e de videos infelizmente na sua maioria de tragédia, guerras, fome, miséria mas também outras de paz, de compaixão amor com o próximo que muito inunda os facebook, os twitter, etc… de todos nós.

Basicamente o Marketing Viral é tipo um vírus que se espalha e mata aos magotes de pessoas, mas aqui sem a parte do matar, o  Marketing Viral é ter como objectivo um apocalipse de zumbis e afins (está na moda esta cena de zumbis) mas virado para uma causa, um produto, uma marca…

Para os que trabalham com o marketing, é extremamente tentador domar este efeito e, assim como controlamos as explosões e criamos máquinas que disruptaram a nossa capacidade de realizar trabalhos motores, aplicar esses conceitos para disseminar em uma nova escala a informação que desejamos passar. Mas não é assim tão fácil de ser atingido…

Todos sabemos que vivemos numa Aldeia Global, ou melhor vivemos num Big Brother global, pois temos que ter muito cuidado com aquilo que fazemos porque a cada esquina espreita sempre uma câmera, todo o mundo nos dias de hoje viraram fotógrafos ou “movie mares” por isso cuidado com o que fazem por essas “wild life” fora pois não se sabe quando um crocodilo não está com um smartphone a gravar.

Daí a importância para as empresa de se manterem presentes nas redes sociais, o local mais propício para disseminar este tipo de mensagem, seja de marketing viral ou spreadable media, como preferir chamar!

Se por uma lado não sabemos se uma publicidade se vai tornar viral quer pelo seu conteúdo (social, comédia, valor, etc…) por outro lado sabemos que ao mínimo deslize alguém lá estará para fazer o marketing viral da empresa, mas com uma conectividade negativa.

As empresas procuram formas de fazer marketing viral, a internet apresenta magia, marketing viral em 10 passos, etc… Mas se fosse assim tão fácil todo o mundo andava aí com campanhas com mais de milhões de visitas, mas o que acontece na realidade não é isto. As empresas investem milhões em publicidade esperando que esta se torne viral, ou que pelo menos atinge o publico alvo desejado bem como os shares desejados, não sabendo nunca se será viral ou não.

Para um video, publicidade, foto se tornem virais é necessário apelar a um enorme conjunto de gente esta estar pre disposta a disseminar o conteúdo pela sua rede fora.

Muitas vezes é um menino com a camisola da seleção a abraço um francês, outras vezes é um menino que sai dos escombros de uma casa bombardeada, outras vezes é alguém que se espalha em palco, basicamente tornasse mais viral a desgraça alheia fruto de nenhum plano de marketing do que uma grande campanha de marketing onde se gastam milhões e pode não dar em nada.

Era muito bom descobrir a forma de me tornar viral, mas essa ainda continua nos laboratórios a ser estudada.

NS

P.S. Hoje em dia uma das maiores armas existentes no Marketing Viral são os smartphones, pois de facto de um momento para o outro o Seu nome pode saltar para a Ribalta, por uma boa causa, ou por uma “situação não tão boa…”

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.