Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Mishmash Marketing

Basicamente é "uma mixórdia de temáticas" de Marketing!

Portugal e a sua Produtividade

transferir.jpg

Em uma formação mostrei este artigo as minhas formandas e elas como qualquer Português que se digne ficaram um pouco incomodadas com uma afirmação tão dura!!!

"Os portugueses trabalham muito e mal. Se ligarem para um escritório de uma empresa alemã às 17h30, ninguém atende, a não ser que trabalhe lá algum português..." - Nadim Habib, professor da Nova SBE.
 
Lá estive a explicar que nos outros países e tudo questão de gestão de tempo e produtividade. Por exemplo colocar um CRM em uma empresa, os vendedores por norma vão boicotar a ideia, pois a empresa quer saber quem são os meus clientes, "eles querem-me controlar" etc... já ouvi tanto disparate sobre CRM que já perdi a conta, acho uma ferramente que nos ajuda no dia a dia.
 
Esta foi a primeira parte da explicação, agora entro na segunda. Tudo tem a ver com a nossa cultura enquanto povo e a nossa cultura empresarial, pois no fim de contas as pessoas têm vergonha de cumprir horários e sair a tempo e horas!!!!!
 
A cultura das horas de trabalho em Portugal sempre me intrigou... O “Manel” chega às 9/9h30, faz pausa para café + cigarro, almoça no mínimo 1h, seguido de mais uma ou outra pausa, saindo do escritório nunca antes das 19h-20h. Bem sei que há excepções à regra (e ainda bem que sim) mas deixo aqui algumas interrogações:
 
1) O “Manel” pede ao seu chefe para passar a entrar às 8h visto que gostaria de ir buscar o filho à escola por volta das 16h-17h. No entanto, o patrão diz-lhe "Não é possível... Não faz parte da nossa cultura";
 
2) O “Manel” tira apenas 20m para almoço e consegue terminar todas as suas tarefas às 18h. Porque é que ele é julgado pelos restantes colegas? "Olha este, a sair a esta hora..." Vítima deste estigma, o “Manel” deixa-se ficar sentado a contar o tempo até chegarem as "horas decentes" para sair do seu posto de trabalho.
 
3) Está tudo nas empresas a ver quem é o primeiro a picar o ponto de saída para os demais fazerem o mesmo e corrrerem para casa.
 
4) Outros países começam a trabalhar as 7h00 com uma pausa de 20m para uma sandocha e as 15:30 estão a caminho de casa, podendo beber uma cerveja com os colegas, pois confraternizar, faz parte da cultura e da amizade e no final às 16:30 vão buscar os seus filhos a escola. Ganham os filhos, ganham as educadoras e auxiliares que ao contrário de cá saem dos respectivos instituições após as 19:30...
 
5) Acredito se houvesse prolongamento em instituições de ensino até as 22:00 haveria quem fosse buscar os putos às instituições já prontos para irem para a cama!!!!
 
Penso que está na altura de percebermos que "less is more". Porque a criação de valor numa empresa não depende do número de horas de trabalho mas sim da produtividade e felicidade dos seus colaboradores.
 
E tu és feliz no teu trabalho?